O que é o desenvolvimento regenerativo?
O desenvolvimento regenerativo é um processo e uma metodologia que visa harmonizar as actividades humanas e o nosso potencial com os processos ecológicos que sustentam a vida no nosso planeta.
A sua abordagem é orientada por uma visão de sistemas vivos, e fomenta uma relação de parceria entre as pessoas e os seus “lugares” - os sistemas vivos únicos que habitam formados pelas suas organizações, territórios, comunidades, e/ou áreas de intervenção, entre outros. O propósito maior do desenvolvimento regenerativo é de desenvolver maior capacidade nas pessoas e os seus lugares sob o prisma de sistemas sociais e ecológicos para os tornar mais vibrantes, mais resilientes e mais capazes de evoluírem de forma recíproca.
A prática de desenvolvimento regenerativo da Lúcida está ancorada na linhagem dos seus fundadores - Grupo Regenesis e Carol Sanford - que a introduziram há mais de 20 anos nos campos de desenvolvimento organizacional, urbanístico e territorial. O seu arcabouço metodológico evoluiu - e continua a evoluir - a partir da convergência de uma várias disciplinas, destacando-se a arquitetura e arquitectura paisagística, design ecológico, permacultura, pensamento sistémico e teoria de sistemas vivos, e desenvolvimento humano e organizacional.
QUEM SOMOS
Somos uma organização gestora de processos de mudança orientada por uma visão de sistemas vivos, com experiência cumulativa em facilitação, liderança criativa, e design e desenvolvimento regenerativo.
Enquanto organização, fazemos parte de uma rede internacional de conhecimento e práticas orientada para a mudança sistémica. Projeto a projeto, acolhemos outros parceiros cujas áreas de especialização enriquecem a nossa forma de pensar e de levar os serviços aos clientes.
Enquanto pessoas, somos “Regenerative Thinkers”, e diariamente pomos em prática os princípios da Lúcida: de uma forma integrada e não fragmentada ou reducionista, pensamos, coordenamos, gerimos, formamos e participamos em processos de mudança de diversas naturezas - de paradigma; da forma de pensar; da forma de agir - sempre orientados por princípios do Desenvolvimento Regenerativo.
No que acreditamos
Temos de regenerar a nossa forma de pensar e ser para sermos atores conscientes da transição
Acreditamos que é fundamental regenerar a nossa forma de pensar e estar no mundo para alcançar a prosperidade no século 21 dentro dos meios de um planeta vivo. Não basta mitigar os impactos negativos, e inovar ou descarbonizar a economia. Devemos ir mais fundo para uma transição justa. Temos que desaprender a ver o mundo como um mecanismo que pode ser controlado e aprender a vê-lo como um sistema vivo no qual participamos.
Acreditamos também que a chave para essa transição é desenvolver a capacidade humana de autodeterminação. Cultivar esta capacidade permite-nos gerir e desenvolver o nosso ser e a nossa vontade juntamente com as nossas competências funcionais.
Enquanto pessoas inteiras, ganhamos maior consciência do que realmente queremos concretizar, e como isso se relaciona com o ambiente ao nosso redor - social e natural - e além. E com essa capacidade podemos transformar a forma como habitamos os nossos lugares, harmonizar as nossas atividades para evoluir com a natureza, e moldar as nossas comunidades e organizações para serem geradoras de saúde e regeneração.
Conheça a nossa Equipa e Rede
Lúcida Partners
Pensadores Regenerativos
Praticantes de Desenvolvimento Regenerativo com quem colaboramos e desenvolvemos capacidades em conjunto.
Mentores
Fundadores do Regenesis Group e praticantes de Design e Desenvolvimento Regenerativo, com mais de 3 décadas de experiência, que apoiam a nossa evolução como praticantes e fazem mentoria em projetos específicos.