top of page

Definir o caminho estratégico da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal

Desafio: Apoiar os diretores das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal em conjunto com o Turismo de Portugal a clarificar, enquanto rede, um caminho de futuro.


Recursos e Processo: Criou-se uma estrutura temporária, o EHTCoLab - Laboratório Colaborativo de Desenvolvimento da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portugal – para servir simultaneamente como um grupo de trabalho interno e um espaço com tempo para pensar e nutrir a rede com princípios de liderança e desenvolvimento regenerativo. Fez-se o design e a facilitação de sessões regulares online de mentoria e desenvolvimento dos diretores e da Direção de Formação, bem como sessões presenciais de integração e consolidação.


Resultados: O EHTCoLab transformou-se num “pocket de lucidez” que revelou o que motiva colectivamente os directores em relação à sua missão e ao desenvolvimento territorial que cada escola potencia, bem como padrões chave que limitam dinâmicas organizacionais da rede. Com base nesse entendimento, os diretores definiram um caminho ambicionado para o desenvolvimento da rede EHT até 2027, em consonância com a Estratégia Nacional do Turismo 2027. Identificaram-se ainda as competências individuais e coletivas que a direção das EHT e as suas equipas necessitavam desenvolver para concretizar esse caminho estratégico.







bottom of page